Imunoterapia

IMUNOTERAPIA

A imunoterapia não é uma técnica nova. Já existe há alguns anos e é indicada como tratamento para a rinite alérgica, em casos em que o paciente não responde aos tratamentos clínicos.

A rinite alérgica  é uma inflamação crônica da membrana mucosa que reveste as vias nasais que atinge mais de 30% da população. Esta infecção geralmente é causada por alérgenos, como poluição, ácaros, pólen, mudanças bruscas de temperatura, pelos de animais, produtos de limpeza, perfumes, cigarro, entre outros.

Como muitos dos alérgenos são difíceis de evitar, é comum que o paciente sofra com o quadro de espirros, coriza e coceira no nariz e na garganta frequentemente, o que acaba afetando consideravelmente sua qualidade de vida.

Nestes casos, a imunoterapia se mostra uma opção viável de tratamento, uma vez que seu principal objetivo é reduzir a sensibilidade dos pacientes a determinadas substâncias, diminuindo, consequentemente, suas reações alérgicas e os seus sintomas.

Também conhecida como “vacina para alergia”, a imunoterapia consiste na administração do alérgeno em pequenas doses crescentes, por um período de tempo (anos), com o objetivo de estimular uma reação imunológica de proteção no organismo.  A vacina é personalizada para cada paciente, composta pelo alérgeno causador da rinite alérgica.

Atualmente, contamos com um Centro de Rinite e Alergia no Hospital IPO, onde a imunoterapia é realizada em pacientes de rinite alérgica.

Dra. Renata Becker – Imunoterapia em Curitiba  (link para página)