As amígdalas são estruturas linfáticas localizadas no fundo da nossa garganta e fazem parte do sistema imunológico da nossa garganta. Por conta disso, acabam expostas a bactérias e vírus e muitas vezes sofrem inflamações, as amigdalites, causadas pelos microorganismos que buscam combater.

Assim, dependendo da causa, a amigdalite pode ser dividida em tipos:

Amigdalite bacteriana

Causada por infecção por bactérias, seus sintomas incluem febre alta e pus nas amígdalas. Seu agente causador mais frequente é a bactéria Streptococcus Pyogenes, e seu tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos.

Amigdalite viral

Como o próprio nome diz é causada por vírus. Assim, é uma manifestação mais leve da doença, com sintomas como dor e inchaço na garganta, tosse, coriza e febre abaixo de 38ºC. Sintomas como irritação nos olhos, aftas e herpes nos lábios, também podem estar associados a doença. Seu tratamento pode ser feito com remédios para alívio das dores e febre e anti-inflamatórios.

Amigdalite crônica

Acontece quando o paciente apresenta infecções nas amígdalas recorrentes (se estende por mais de 3 meses). Seus sintomas são, geralmente, dor de garganta crônica, mau hálito e nódulos cervicais persistentes. Aqui a causa da inflamação precisa ser investigada, para o tratamento adequado ser prescrito.

Amigdalite aguda

É quando há inchaço das amígdalas provocando obstrução das vias aéreas, dificuldades na respiração, ronco e apneia do sono. Mais frequente em crianças, costuma durar até duas semanas.

A consulta com o otorrinolaringologista é indispensável em qualquer sinal de desconforto nas amígdalas para diagnóstico correto e tratamento. Em alguns casos, a cirurgia pode ser recomendada. Saiba mais sobre a Amigdalectomia (link para página)

Dra. Renata Becker – Tratamento de Amigdalite em Curitiba (link para página)

Saiba mais sobre Adenoide (Botão para página)