Você sabia que problemas do sono podem estar ligados a questões respiratórias? Eu te explico!

Quando o paciente apresenta problemas para dormir, um dos causadores pode ser  a apneia obstrutiva do sono, uma condição ligada ao ronco. E é nesse caso, que você deve procurar um otorrinolaringologista para te ajudar.

O ronco costuma ser um problema mais frequente em homens e em pessoas acima do peso. Ele acontece quando o ar encontra dificuldade em passar pela via área, em decorrência de um estreitamento. Este estreitamento pode ser causado pelo relaxamento da musculatura durante o sono, por alguma obstrução (como adenoide e amigdalas grandes) ou pela obesidade.

Como é uma condição que costuma trazer problemas para qualidade de vida e para o relacionamento familiar, merece atenção. Além disso, se o ronco vem acompanhado de pausas de pelo menos 10 segundos na respiração, ele precisa ser tratado. A apneia do sono pode evoluir ou acarretar outras doenças como arritmias cardíacas e aumento da pressão arterial, além de interferir na qualidade do sono, e deixar o paciente frequentemente indisposto.

O primeiro passo é investigar a causa para definir o melhor tratamento:

• Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP): tratamento padrão para a apneia do sono, que consiste no uso de uma máscara conectada a um aparelho semelhante que fornece continuamente fluxo de ar ao paciente para manter as vias aéreas abertas durante o sono.
  • Dispositivo de avanço mandibular (DAM): indicado para apneias de grau leve, é um dispositivo colocado na boca (similar a um protetor bucal) para manter a mandíbula e língua do paciente para a frente, também aumentando o estreitamento das vias aéreas.
  • Cirurgia: é indicada apenas como última alternativa, nos casos de obstrução, como adenoide e amígdalas inchadas.

Dra. Renata Becker – Tratamento de Distúrbios do Sono em Curitiba (link para página)

Saiba mais sobre Obstrução Nasal (Botão para página)