De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a sinusite é um problema que atinge de 15% a 20% da população mundial. 

A doença é caracterizada pela inflamação dos seios da face, região formada pelas cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Esta região é revestida internamente por uma mucosa e coberta por cílios. A mucosa é composta por glândulas produtoras de muco, que junto com os cílios, são os responsáveis por reter parte das impurezas que entram no nariz e enviá-las para parte posterior do nariz para eliminação. Quando há problemas neste mecanismo, seja por alterações anatômicas ou em decorrência de processos infecciosos ou alérgicos, ocorre uma inflamação na região, a chamada sinusite.    

A sinusite pode ser aguda (com sintomas que duram no máximo 4 semanas) ou crônica (sintomas permanentes). Os sintomas mais comuns costumam ser dor de cabeça na área do seio da face mais afetada, pressão na região, febre, tosse, obstrução nasal com presença de secreção, que pode ser amarela ou esverdeada. Na sinusite crônica, nem sempre o paciente apresenta dor nos seios da face e febre, mas pode apresentar tosse persistente e cacosmia (mau cheiro na respiração). 

Para diagnóstico, o otorrinolaringologista avalia as queixas do paciente, realiza uma rinoscopia (avaliação da cavidade nasal em consultório) e, se necessário, pode solicitar uma endoscopia nasal e/ou exame da imagem dos seios da face.

O tratamento vai variar de acordo com o tipo de sinusite do paciente e pode ir desde o uso de descongestionantes tópicos, antibióticos ou cirurgia.

Em casos de sinusite, consulte um otorrinolaringologista.

Dra. Renata Becker – Tratamento de Sinusite em Curitiba (link para página)

Saiba mais sobre Rinite (Botão para página)