Em nosso crânio, mais especificamente em volta do nariz, dos olhos e nas maçãs do rosto, existem algumas cavidades onde se encontram pequenas glândulas que produzem uma mucosa, parecida com a do nariz. Essa mucosa é responsável por proteger e remover impurezas presentes nesta região. Quando agentes infecciosos entram em contato com essa mucosa, pode ocorrer a chamada sinusite. O quadro também pode ser desencadeado por outros fatores como alterações anatômicas, poluição, tabagismo e outros quadros infecciosos, como a rinite.

Confira quais os sintomas desencadeados pela sinusite:

– dor e pressão na região das bochechas, ao redor dos olhos e nariz ou na testa.
– dores de cabeça, mas comumente na parte frontal;
– escorrimento do muco amarelado por conta da inflamação;
– tosse
– febre
– dores de dente

A sinusite pode ser aguda, quando os sintomas passam em um curto período de tempo, ou crônica, quando alguns sintomas persistem. No primeiro caso, o tratamento pode ser feito com antibióticos e anti-inflamatório indicados pelo otorrrino. E nos casos crônicos, além dos medicamentos, é necessário a adoção de alguns hábitos para aliviar a crise, como lavagens nasais e até mesmo, cirurgia.

Você sofre ou já sofreu com a sinusite?

@Dra_RenataBecker – Otorrinolaringologista
🩺CRM/PR 30834 | RQE 20426
📱Centro de Rinite e Alergia IPO: 41. 3093-9796 | 3314-1500
📱IPO Roberto Barrozo: 41. 4101 – 4521